LTSpice – Dicas de utilização
LTSpice – Dicas de utilização
O Ltspice um software gratuito de simulação de circuito eletrônico analógico, produzido pelo fabricante de semicondutores Analog Devices, anteriormente Linear Technology (Wikipédia, 2020). Este software é utilizado na análise de circuitos eletrônicos de cursos como Engenharia Elétrica e de Tecnologia de Automação Industrial.
Este simulador tem como vantagem o fato de apresenta resultados bem próximos do mundo real. As suas desvantagens são a pequena biblioteca de componentes e o fato de disponibilizar apenas os circuitos integrados fabricados pela Linear Technology.
Uma das dicas para mantê-lo atualizado clicar em Tools, Sync Release, o que nem sempre funciona.

Para criar um novo circuito, clicar no menu em File, New Schematic.

Inserir componente: Os novos componentes são adicionados no símbolo no ícone semelhante a uma porta and, ou no menu Edit, component.

Inserirmos uma fonte: Na fonte, ao clicar com o botão direito sobre a fonte, clicando em Advanced e em Sine (senoide), podemos ajustar um sinal de off set em DC Ofset, que desloca a senoide no eixo y. O sinal de amplitude é ajustado em “Amplitude (V)”, ajustando o valor de pico. A Frequência é ajustada em Freq(Hz). Para ajustar um tempo diferente para inicio da senoide, alteramos Tdelay(s), gerando um atraso para o sinal. Na mesma janela, Theta (1/s) e Phi(deg), alteram o ângulo de fase e não é necessário inserir nenhum dado, e o Ncycles, ajusta o número de ciclos.



Para mover um componente, clicamos em um símbolo semelhante a uma mão aberta e para rotacionar, clicamos no componente e pressionamos “crt” e “R”.

Para realizar uma simulação, configuramos a simulação Temporal e clicamos no menu Simulate, Edit Simulation Cmd. Na nova janela, clicar na aba Transient ajustando o “Stop time” (quantos segundos queremos simular, ou o tamanho da simulação, com tempo escolhido de por exemplo 50m segundos). O “Time to Start” é o tempo para deixar de apresentar a simulação, ou quando existe um componente transitório que não se quer visualizar. O time step é o tempo ou ponto de divisão. A exemplo dos pontos de um gráfico, podemos incluir 100 pontos no gráfico, dividindo a frequência por 100 (Time Step de 1 dividido pela frequência máxima). Por exemplo, para uma frequência de 60 Hertz, temos um período de 16,7ms (T= 1/F) e para representar 100 pontos, o time step é de 16,7 ms/100 que é igual a 167us (micro segundos).
Para deletar um componente, clicamos em ícone semelhante a uma tesoura.

As medições do circuitos são realizadas, durante a simulação, clicando em “run” e posicionando o cursor sobre a linha. Os sinais sobre o componente podem ser vistos em uma janela e podemos incluir novos sinais, clicando em Settings, add Ploting, que abre um novo plot. A tensão medida é a tensão em relação ao terra.
menu run
Para medição de corrente, com a simulação rodando, posicionamos o cursor sobre o componente. Já a potencia, pode ser medida pressionando “alt” e clicando sobre o componente (o que abre um gráfico com o nome V(N…) * I(componente), que é a tensão do nó sobre do componente. Para medir a tensão entre os terminais de um componente, clicar com o botão esquerdo em uma ponta sem soltar o botão e na outra do terminal do componente.

Com a simulação rodando, ao clicarmos sobre o nome da simulação, obtemos os valores horizontal e vertical da curva, analisada. Na janela da simulação, aparece um número com linhas tracejadas, que indicam os valores no ponto e é exibida uma nova janela com a indicação dos valores.

Para exibir o valor médio a exemplo da potência média (clicar sobre o nome da linha, pressionando “alt). Ao pressionar “crt” e o nome da simulação teremos o intervalo médio e a integral e sobre a análise da tensão, temos a tensão RMS.
