Mapa Conceitual: O que é e como elaborar utilizando o CMap

O Conceito de Mapa Conceitual
O mapa conceitual é uma ferramenta visual que simplifica conteúdos complexos, representando-os de forma clara e organizada. Ele destaca os pontos principais e as relações entre os conceitos. Existem também os mapas mentais, que têm uma estrutura semelhante, mas são mais focados em ideias derivadas e conexões.
Elaborando um Mapa Conceitual
- Definir o que vai ser representado;
- Listar conceitos;
- Separar conceitos gerais e específicos;
- Identificar relações conceituais;
- Estabelecer relação entre dois conceitos. Coloque os conceitos no mapa e estabeleça conexões entre eles. Use verbos ou locuções para indicar as relações.
Ferramentas para Criar Mapas Conceituais
Existem várias ferramentas disponíveis para elaborar mapas conceituais e mentais. Duas opções populares são:
- CMap – disponível em: http://cmap.ihmc.us/. – É necessário fazer um cadastro simples. Após o download, inicie um novo mapa conceitual, adicione conceitos e conecte-os através de setas – download gratuito.
- XMind ZEN – disponível em: https://www.xmind.net/download/ . Este software permite criar mapas mentais e conceituais de forma intuitiva.
- Para dicas sobre aplicações em dispositivos móveis, acesse este link.
Dicas para Construção do Mapa Utilizando o CMap
Use setas cheias para representar ideias principais e setas tracejadas para relações secundárias.
Inclua resumos entre os conceitos para facilitar a memorização.
Utilize cores para classificar os conceitos (cores primárias para conceitos principais).
Experimente diferentes formatos de balões e linhas para tornar o mapa visualmente atraente.
Para iniciar um novo mapa conceitual, clicar em Arquivo e em Novo CMap.
CMap:
- Na nova tela, dar um duplo clique e irá aparecer um balão. Na nova janela aparece uma caixa de conceito e uma caixa de ferramentas.
- Colocar uma palavra chave ou uma frase na caixa de texto (balão) como por exemplo contabilidade. Na parte onde existe uma representação de setas, em cima do no novo balão (conceito a ser representado), pode-se puxar as setas e para fazer uma nova ligação, o que faz surgir um novo balão, relacionado através de uma linha. Na linha que liga os dois conceitos, existe um campo onde é possível escrever a o tipo de relação entre os conteúdos.
- É possível fazer ligação de mais de um ponto com um conceito.
Construção de mapa conceitual – dicas
- No mapa de conceitos, as setas cheias representam ideias principais ou ligações diretas e as setas tracejadas representam ideias secundárias ou relações paralelas.
- É possível indicar resumos entre os conceitos, com frases curtas e palavras chave para que os conceitos sejam lembrados.
- A função de síntese serve para ajudar no raciocínio, possibilitando a utilização de cores r para classificar os conceitos – cores primárias para conceitos principais por exemplo.
- Para selecionar mais de um item, selecionar com o <ctrl> pressionado. Com isso é possível passar a fonte para negrito, selecionando na caixa de texto a aba fonte e em seguida o ícone “B”.
- Com duplo clique em qualquer parte da estrutura, pode ser criado um novo conceito – podendo ser um conceito novo, a parte, para explicar um novo item específico. Ao criar uma estrutura a parte, é possível seguir com o raciocínio de um termo utilizando fonte em negrito.
- Dentro de um balão é possível dar um enter para dividir melhor o alinhamento.
- Para alterar a formação de cada linha, acionar o <crtl> e selecionar cada uma das linhas sendo possível mudar a cor e o tipo de linha, por exemplo: linha pontilhado na caixa de texto.

- É possível selecionar os itens e remover as pontas de flechas e alterar a cor dos itens, na caixa de ferramentas -> linha -> pontas das setas.
- Também é possível fazer setas curvas.
- Para alterar o formato dos balões, ir na caixa de ferramentas na aba objeto e alterar o formato.
- O arquivo é salvo no próprio software.
- Para enviar o arquivo e salvar a cópia, ir em arquivo exportar e escolher o formato.
